Review Mouse Razer Viper 8K

Por em 06 de Outubro de 2024

O Razer Viper 8K parece familiar. Na verdade, na aparência, é o mesmo mouse para jogos do Razer Viper original.

Mas não se engane, o Viper 8K está na vanguarda dos mouses para jogos hoje.

Apresentando o sensor Focus+ topo de linha da Razer, gatilhos ópticos e uma incrível taxa de polling de 8.000 Hz, o Viper tem as plataformas de jogos do futuro diretamente em sua mira.

Mas vale a pena atualizar no presente?



Produto Razer Viper 8K

Design e Recursos

O Razer Viper 8K parece um velho amigo - e deveria. Praticamente não há diferenças entre o Razer Viper original e o Viper 8K que estou analisando hoje.

Isso é uma coisa muito boa, já que o Razer Viper original é um dos meus mouses favoritos de todos os tempos.

Também é bom porque o Viper original está sendo eliminado e substituído por esta versão atualizada sem nenhum custo extra.

É um mouse ultraleve de tamanho médio (71 gramas) que funciona bem, quer você seja um jogador que usa a palma da mão, a garra ou a ponta dos dedos.

Essa versatilidade se estende até mesmo para destros ou canhotos, graças ao seu design ambidestro de 8 botões.

Desde o lançamento do original em 2019, possuo todas as versões do Razer Viper e algumas versões moram na minha mesa desde então.

Os mouses Viper de tamanho normal são fáceis de alternar, incluindo o novo 8K, porque as características da série são as mesmas: o contorno baixo da casca e a leve textura do plástico são ótimos na mão.

As alças laterais de borracha evitam que escorreguem mesmo nos dias quentes de verão.

Os interruptores ópticos são rápidos, confiáveis ​​e satisfatórios (embora um pouco mais suaves do que os do Logitech G502). O rastreamento parece pixel perfeito.

O Viper 8K continua com tudo isso e melhora os internos.

Sob o capô, o Viper 8K foi atualizado com o mais recente sensor Focus+ da Razer. No papel, é um aumento substancial no desempenho.

O DPI foi aumentado de 16K para 20K, a velocidade máxima aumentou para 650 polegadas por segundo e uma precisão citada como “a melhor do setor” de 99,6%.

Na prática, essas atualizações não significam muito para o jogador médio (eu realmente não conseguia senti-las), mas apenas para profissionais competitivos de e-sports ou para aqueles que desejam entrar em cena.

Este sensor também possui a tecnologia Motion Sync da Razer, que alinha o pulso da taxa de pesquisa do mouse com o ritmo em que o PC host busca atualizações para aumentar a precisão.

Como todos os mouses para jogos Viper lançados até agora, ele vem equipado com os interruptores ópticos internos da Razer.

Em vez de depender de contatos mecânicos, o Viper 8K usa feixes de luz infravermelha para reconhecer o pressionamento de botões. I

sso permite disparos quase instantâneos sem a necessidade de atraso de debounce para suavizar a interferência elétrica causada por contatos mecânicos.

A Razer cita isso como “três vezes mais rápido”, mas em testes do mundo real contra meu confiável Logitech G502 ou Ducky Feather, eles se sentiram igualmente responsivos.

O que mais importa é que, devido ao seu design, esses interruptores são mais resistentes ao desgaste.

Como não há contatos mecânicos, pontos problemáticos comuns, como o temido problema de clique duplo que aflige ratos de jogos moribundos, nunca devem entrar em jogo.

Isso se traduz em uma expectativa de vida útil de 70 milhões de cliques, o que é uma grande melhoria em relação aos 50 milhões esperados de muitos dos principais mouses para jogos com interruptor mecânico.

A Razer também fez outras duas pequenas melhorias. A primeira é que o Viper 8K desliza muito melhor que o original graças aos seus novos pés de mouse 100% PTFE.

A segunda é que os botões de ambos os lados estão agora mais alinhados com o resto da concha e mais difíceis de acertar por engano. Isso foi um agravamento constante no original, então é uma grande vantagem ver isso melhorado aqui.

Essas duas mudanças podem não parecer muito, mas são atualizações sólidas para o uso diário e tornam o mouse mais agradável de usar.

A grande atualização aqui está no nome: a taxa de polling de 8K ou 8.000 Hz. A grande maioria dos periféricos de jogos ainda opera a 1.000 Hz, então dizer que a Razer aumentou a aposta aqui é um eufemismo.

A taxa de polling, medida em Hz, é a frequência com que o mouse comunica sua posição ao PC a cada segundo.

Nesse contexto, até 1.000 Hz parece muito, mas à medida que os monitores de jogos aumentam as taxas de atualização cada vez mais altas, problemas como microstutter podem ocorrer quando a taxa de atualização e a taxa de pesquisa começam a divergir.

Dito isto, o Viper 8K também suporta taxas de polling mais baixas, de 4K até 125Hz.

Como está substituindo o original pelo mesmo preço, é totalmente razoável ver 8K como um benefício colateral a ser aproveitado no futuro, se o seu sistema ainda não puder suportá-lo.

Isso pode ser facilmente alterado dentro do software Synapse da Razer, que também é onde você controlará a iluminação da palma e a programação de mapas de teclado personalizados.

Para todas as atualizações sutis, mas importantes, que o Viper 8K traz, há um rebaixamento importante que está no cabo Speedflex.

Comparado com outros Vipers, acho que é um pouco mais rígido e tem mais memória de dobra da embalagem.

Ainda é uma melhoria em relação aos cabos normais e reduziu o arrasto com o tecido Speedflex, mas a fiação para suportar 8K parece ser um pouco mais resistente do que os modelos anteriores.

Não é grande coisa, mas definitivamente perceptível se você usou outro mouse Razer equipado com Speedflex.

Desempenho

Tenho que admitir que sou um pouco cético em relação à taxa de votação de 8.000 Hz.

Reportar 1.000 vezes por segundo para um mouse de 1.000 Hz já parecia rápido, mas oito mil? Isso também me atingiu na terra dos retornos decrescentes, mas entrei nesta revisão com a mente aberta.

Meu sistema atende às especificações (Ryzen 3950X, RTX 3090), uso um monitor de jogos de 144 Hz e estava pronto para ver se o mouse ajudava minha jogabilidade ou parecia mais responsivo.

A primeira coisa que direi é que o Viper 8K oferece uma experiência de jogo melhor do que o Razer Viper original.

Os pés de PTFE do mouse causaram um grande impacto na suavidade com que o mouse deslizou pelo mouse pad.

Troquei entre o Razer Firefly de superfície rígida e o mouse pad Razer Gigantus. O Viper 8K é rápido.

Os dois gramas extras de peso realmente não fizeram nenhuma diferença, e o novo sensor Focus+ rastreou com precisão sem precisar recalibrar no software graças à sua tecnologia Smart Tracking.

Os botões laterais aprimorados também evitavam cliques errados, o que era um problema comum meu quando eu segurava o mouse em tiroteios tensos em Call of Duty: Warzone.

Também gostei muito da tensão adicional ao rolar entre os entalhes na roda de rolagem.

Não há nada tão frustrante quanto bater em uma roda de rolagem sensível no meio do tiroteio e trocar para sua arma por engano. Aqui não. As etapas de rolagem sempre serão intencionais.

Como os Vipers anteriores, também achei extremamente preciso e responsivo sob meus dedos. Os cliques do mouse respondem instantaneamente.

As melhorias no sensor são bem-vindas, mas um exagero para um fã de atiradores casuais como eu. Ainda assim, o rastreamento parecia pixel perfeito.

Se eu estava jogando Doom Eternalou Warzone, se eu errei um tiro, foi porque eu errei, não o mouse.

A característica mais importante, a taxa de polling de 8kHz, é mais difícil de avaliar.

Houve momentos em que pensei que parecia mais suave, especialmente em curvas rápidas, mas realmente não posso dizer se é porque eu esperava que fosse ou porque realmente havia algo lá.

Experimentei o mouse em uma ampla variedade de jogos - Apex Legends , Warzone, Rainbow Six: Siege , Valorant , Fortnite , Doom, Destiny 2 - e não posso dizer conclusivamente que senti qualquer melhora.

Na verdade, tentar rodar em 8K até causou alguns problemas no Apex Legends. Ao fazer curvas rápidas, meu jogo às vezes gaguejava como se estivesse tentando recuperar o atraso nos quadros.

Considerando as especificações do meu PC para jogos , não deveria ser uma limitação de hardware.

Em minha busca por uma resposta, encontrei relatos de outros jogadores experimentando o mesmo, mas o único fator consistente entre eles parecia ser que diminuir a taxa de votação resolveu o problema.

No meu caso, baixar para 2.000 Hz resolveu o problema. Eu não estava tão mal quanto alguns, mas claramente até sistemas de ponta podem ter problemas.

Com tudo isso em mente, 8K me parece uma tecnologia com visão de futuro.

Nem todos os jogos ou sistemas estão prontos para isso e apenas monitores com taxa de atualização muito alta provavelmente verão um grande aumento no desempenho.

Em minha leitura, encontrei vários jogadores que afirmaram sentir uma melhora notável em 240 e 360 ​​Hz.

Não posso dizer o mesmo, mas também nunca achei que a microgagueira fosse um problema em 144 Hz. Se você tiver, este mouse pode ser a resposta.

Prós

  • Taxa de polling de 8000 Hz;
  • Latência de clique incrivelmente baixa;
  • Parece muito bem construído;
  • Muita luz;
  • Design confortável e ambidestro.

Contras

  • O software não é compatível com macOS;
  • O cabo não é tão flexível quanto algumas outras opções.

Avaliação do Razer Viper 8K

Comprei o mouse há menos de 1 semana e estou amando! Tenho usado apenas para FPS e é uma diferença absurda do outro mouse que tenho (HyperX FPS Pro). Recomendo demais esse mouse!

Depoimento feito em 17 de abril de 2023


Conclusão

Mesmo com resultados mistos em sua maior taxa de votação, o Viper 8K ainda é uma compra sólida. Com o mesmo preço do original e substituindo-o completamente nas prateleiras das lojas ao longo do tempo, é simplesmente mais um mouse pelo dinheiro, mesmo sem a votação ultra-alta. Como o Viper original, o Viper 8K é um ótimo mouse para jogos.

Confira também:

Lucas Oliveira

Seja muito bem vinda(o) ao meu blog. Meu nome é Lucas Oliveira, engenheiro de software com diploma pela UNICAMP e mestrado pelo INPE. Tenho mais de dez anos de vivência no setor tecnológico e sou um entusiasta apaixonado por jogos eletrônicos, além de dedicar meu tempo à análise minuciosa e revisão de teclados mecânicos de alto desempenho. Com um coração voltado ao código aberto, também faço contribuições regulares para projetos na esfera de software livre e no universo dos games.